Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

mesmo sítio de sempre.

mesmo sítio de sempre.

pretos.

Não percebo o porquê da polémica que esta palavra suscita.

O que é facto é que vivemos ainda numa sociedade fechada em que tudo e qualquer palavra ou ato sem valor discriminativo, é racismo. O racismo já era um problema, e neste momento para além do racismo existe a consequência de banalizar o racismo, que também se vai tornando um problema cada vez maior.

Sinceramente, eu não tenho problema algum em dizer "Ah, aquele preto?", "Oh preto, anda cá!" (para um amigo).

A verdade é que cada vez que profiro a palavra "preto" sou inundada com uns quantos olhares repugnantes, enquanto oiço alguém dizer "ganda lixada.".  

Eu racista?! Desenganem-se.

Cresci numa escola aqui da zona, uma escola onde andavam (e andam) muitos pretos, miúdos e adolescentes do 1º ao 9º ano devido ao facto de ser perto d'um bairro social. Tive muitos amigos pretos e ainda guardo alguns comigo.

O meu pai nasceu em Angola e os meus avós passaram lá metade da vida, voltando quando se deu a guerra. Eles ainda convivem com amigos que por lá fizeram.

Ignorar as raças é que é descriminação, porque quem ignora os outros acha-se superior em algum aspeto. Eu ao invés das ignorar, aceito-as, por isso não peco em dizer as coisas como elas são.

Acho que todos alimentam o racismo, brancos e pretos, amarelos e castanhos.

Uma vez ia no autocarro (no mesmo que vai precisamente para esse bairro) e uma senhora preta entrou no autocarro e passou o pass, tudo bem. Mais à frente entram 2 revisores que pedem o bilhete/pass a todas as pessoas do autocarro. Essa senhora estava a utilizar um pass que não era dela, então os senhores expulsaram-na do autocarro mas nem tiveram a maldade de a multar. A dita senhora fez um escadeche autêntico porque aquilo que estavam a fazer era racismo, vou proferir as suas palavras: "Vocês brancos, são uma merda. Por isso é que este país é uma merda e está onde está. Isto é racismo, toda a gente está a ver, é racismo,se fosse um branco não expulsavam. Racistas, racistas!" (disse isto aos berros).

Isto é pura ignorância. E não é por ser preta que é mais ignorante ou não. Simplesmente é ignorância ao mais alto nível. Mas é racismo porquê?! 

Dá ideia que muita gente tenta encobrir a porcaria que faz com o "racismo". Racismo seria se não a tivessem deixado entrar no autocarro porque é preta. Racismo seria se a expulsassem sem razão, mas tiveram razão e até tiveram a bondade de não a multar.

Eu acho que as pessoas, brancos e pretos acham que TUDO é racismo, mas só pessoas preconceituosas conseguem pensar assim. Porque eu, não considero um ato racista chamar preto a alguém que o é, pois nunca substimei a proviniência deles.

Tenho uma rapariga na minha turma, preta que se ofende quando eu lhe chamo preta, então já me disse umas vezes: "Não me chames preta, isso é racista! Prefiro que me chames black." Ah ok, desculpa de facto nunca tinha pensado na importância dessa grande diferença.

O que eu acho, é que o racismo vai sempre existir, o etnocentrismo vai sempre existir, mas um dos grandes problemas que se gera é a banalização desse problema. E a solução disso passa pelos pretos se valorizarem mais a eles próprios, porque só quem não se auto-valoriza é que em qualquer circunstância acha que os outros estão a rebaixá-los.

E os brancos, deixarem-se de tretas e verem as pessoas como pessoas e não se escandalizarem quando alguém chama preto a alguém, porque só quem diz isso como ofensa é que acha que os outros o dizem por ofensa.

Parem de tratar esta palavra como tabu quando devia de ser algo absolutamente normal.

E não é racismo quando digo que há um preto que não gosto. Porque não haveria linhas suficientes numa folha para dizer os brancos de quem não gosto. Também há brancos de quem eu gosto muito. E pretos também. 

Os touros é que se deviam sentir descriminados.

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D